Banco Mundial considera Cabo Verde pronto para ODM

 

 

cvO documento sublinha que Cabo Verde, assim como a Zâmbia e o Rwanda, está entre os 10 países mais reformadores do mundo em 2010.

 

Cabo Verde é um dos quatro países africanos apontados no mais recente relatório do Banco Mundial como estando em condições de cumprir com os Objectivos do Desenvolvimento do Milénio (ODM), informou terça-feira (27) uma fonte oficial.

 

De acordo com o documento, publicado a 22 de Setembro de 2011 durante a Reunião Anual do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional, Cabo Verde, a par da Etiópia, do Ghana e do Malawi, será capaz de conseguir a realização da maioria desses objectivos até 2015, "ou mesmo antes", graças "ao acelerado crescimento e progresso nos indicadores sociais".

 

O sucesso desses quatro países africanos, nomeadamente, os grandes desenvolvimentos conseguidos em matérias como a saúde e a mortalidade infantil, a educação, mas também no que diz respeito a aspectos económicos como a melhoria do ambiente de negócios, são destacados no relatório como determinantes para atingir os ODM.

 

O documento sublinha que Cabo Verde, assim como a Zâmbia e o Rwanda, está entre os 10 países mais reformadores do mundo em 2010.

 

Segundo o relatório, nesta matéria, a tendência é que o arquipélago continue a cimentar a sua posição nesse ranking, tendo em conta as várias reformas em curso nos últimos anos, como a governação electrónica, a Casa do Cidadão e serviços como a Empresa no Dia e outros.

 

O relatório do Banco Mundial afirma que essa grande melhoria no ambiente de negócios em Cabo Verde deve-se à vontade do Governo em aplicar reformas "robustas", visando um melhor clima de negócios, mas também ao crescente aumento das exigências da sociedade civil cuja voz, "está a ficar mais alta", ou seja ela possui hoje maior poder reivindicativo.

fonte: Af.21 digital