Polícia da Indonésia frustra atentados contra missões diplomáticas dos EUA

Polícia da Indonésia frustra atentados contra missões diplomáticas dos EUA

A polícia indonésia prendeu neste sábado 11 supostos "terroristas" que prepararam atentados contra missões diplomáticas dos Estados Unidos, anunciou um porta-voz da Polícia.

"Os objectivos do grupo eram atacar a embaixada dos Estados Unidos em Jacarta e o consulado-geral na cidade de Surabaya, em Java", disse à imprensa o porta-voz da Polícia Nacional, Suhardi Alius.

O grupo também tinha como alvo um edifício situado perto da embaixada australiana em Jacarta, onde a gigante mineradora americana Freeport-McMoRan tem seus escritórios, segundo o porta-voz.

A polícia antiterrorista efectuou as onze detenções em quatro cidades. Os detidos pertencem à rede conhecida como Hasmi.

Durante esta operação, a polícia também apreendeu um artefacto explosivo em uma casa na cidade de Madiun, no leste de Java, assim como explosivos e um manual para a fabricação de bombas, acrescentou Alius.

Também foram encontrados materiais explosivos em Solo, no centro de Java, e em Bogor, nos arredores da capital, acrescentou Alius.

A Indonésia foi cenário nos últimos anos de vários atentados atribuídos à Jemaah Islamiyah (JI), uma organização ligada à Al-Qaeda. Estes atentados estão entre os mais mortíferos da história da Indonésia, tendo deixado 202 mortos em 2002, em sua maioria turistas estrangeiros.

Desde 2009 não é registado um grande atentado no país. As autoridades afirmam que a luta contra o terrorismo realizada no país enfraqueceu a JI.