Japão denuncia invasão de seu espaço aéreo pela China

Japão denuncia invasão de seu espaço aéreo pela China

O voo de um avião chinês sobre um grupo de ilhas em disputa entre Pequim e Tóquio constituiu a primeira invasão do espaço aéreo japonês por parte da China, denunciou nesta quinta-feira o ministério da Defesa do Japão.

Um porta-voz do ministério confirmou informações de que o voo de uma aeronave da Vigilância Marítima da China foi o primeiro que as autoridades militares japoneses registraram como uma invasão em seu espaço aéreo.

O porta-voz do governo japonês, Osamu Fujimura, afirmou à imprensa que o avião chinês entrou pouco depois das 11H00 no espaço aéreo das ilhas, situadas no mar da China Oriental e que são reivindicadas por Pequim.

A Força Aérea de Autodefesa (a aviação militar nipônica) enviou imediatamente caças F-15 à região, segundo Fujimura.

O Japão enviou um protesto oficial à China por este incidente.

"O sobrevoo das ilhas Diaoyu por aviões de vigilância marítima chineses é perfeitamente normal", declarou o porta-voz do ministério chinês das Relações Exteriores Hong Lei.

O arquipélago desabitado do mar da China Meridional, que os japoneses chamam de Senkaku e os chineses de Diaoyu, é o centro de uma disputa entre o Japão, que controla as ilhas, e China, que reivindica a área, assim como Taiwan.

Estas ilhas pertencem a um proprietário privado japonês. O governo nipônico anunciou a nacionalização do arquipélago em setembro.

Há poucos meses, manifestações anti japonesas que duraram uma semana foram organizadas em várias cidades da China. Desde que o Japão assumiu o controle direto do arquipélago, navios oficiais chineses permanecem nas águas territoriais ou na zona destas ilhas, que ficam 200 km ao leste das costas de Taiwan e 400 km ao oeste da ilha de Okinawa (sul do Japão).

Esta é a primeira vez desde o início da crise que um avião militar chinês sobrevoa a região, destacou o governo japonês.