Acidente aéreo deixa dois mortos e 11 feridos em Mianmar

Acidente aéreo deixa dois mortos e 11 feridos em Mianmar

Duas pessoas morreram e 11 ficaram feridas nesta terça-feira em Mianmar, quando um avião que transportava 65 passageiros caiu no estado de Shan (leste), informaram autoridades e a companhia aérea.

A companhia Air Bagan indicou que a aeronave, um velho Fokker-100, foi forçada a fazer um pouso de emergência a 3 km do aeroporto de Heho, ponto de acesso para o turístico Lago Inle.

Os passageiros foram evacuados, mas "um que faltava foi encontrado morto dentro do avião. Estamos tentando identificá-lo", disse a empresa em um comunicado publicado em sua página no Facebook.

A vítima é um menino de 11 anos de idade, de acordo com o Ministério da Informação, que acrescentou que quatro estrangeiros estão entre os feridos.

O ministério informou que uma segunda pessoa morreu quando o avião colidiu com uma motocicleta em uma estrada perto do aeroporto.

As circunstâncias exactas do incidente ainda não foram esclarecidas. De acordo com um funcionário, houve um incêndio em um dos motores quando o avião se aproximava do aeroporto de Heho, às 9h00 locais (00h30 no horário de Brasília).

"Por causa do pouso forçado próximo ao aeroporto, o avião partiu pela metade", disse o funcionário à AFP.

De acordo com um guia turístico local, presente na cena do acidente, o fogo consumiu "a maior parte do avião".

A Air Bagan é uma das companhias aéreas de Mianmar que tenta explorar o boom turístico do país depois de décadas de poder de uma junta militar. É de propriedade de Tay Za, um magnata próximo da junta.

A companhia opera dois aviões Fokker 100, que já não são mais fabricados.