Desmantelada 'célula terrorista' nos Emirados Árabes

Desmantelada 'célula terrorista' nos Emirados Árabes

As autoridades dos Emirados Árabes Unidos anunciaram nesta quarta-feira o desmantelamento de uma célula que planejava atos "terroristas" nos Emirados, Arábia Saudita e outros países.

Os membros da célula "importaram produtos e equipamentos para conduzir operações terroristas", indicaram as autoridades, que acrescentaram que eles faziam parte de "uma célula organizada de desviantes", um termo usado na Arábia Saudita para designar a rede al-Qaeda.

Os suspeitos, presos "em coordenação com os serviços especializados de segurança da Arábia Saudita", fazem parte de uma "célula organizada de desviantes dos dois países", acrescentou o comunicado citado pela agência de notícias oficial WAM.

"Eles planejavam atos contra a segurança nacional de ambos os países e em outros países irmãos", indica o comunicado, sem especificar o número de suspeitos ou alvos dos ataques.

Os suspeitos foram presos e "levados à Promotoria da segurança do Estado, para o comparecimento diante do tribunal", segundo o comunicado.

Este é o segundo grupo desfeito nos Emirados Árabes Unidos.

As autoridades anunciaram em 15 de julho o desmantelamento de um grupo que conspirava contra a segurança do Estado. O chefe da polícia de Dubai, Dhahi Khalfane, acusou posteriormente a Irmandade Muçulmana de tentar derrubar as monarquias do Golfo.

A Federação dos Emirados Árabes Unidos, um dos países mais ricos do mundo, tem sido poupado da onda de protestos populares que abala o mundo árabe desde o final de 2010.