Eurozona inaugura mecanismo europeu anticrise

Eurozona inaugura mecanismo europeu anticrise

A Eurozona inaugurou nesta segunda-feira o fundo de resgate permanente MEDE (Mecanismo Europeu de Estabilidade) para sair da crise da dívida, processo fundamental para auxiliar os países mais frágeis da região, como a Espanha.

O ESM (sigla em inglês) foi inaugurado, afirmou o chefe do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, ao saudar o início de um "capítulo histórico".

Dotado de 500 bilhões de euros, o MEDE substitui o Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF) para resgatar as economias mais frágeis e sanear os bancos europeus.

O MEDE, assim como o antecessor FEEF, poderá captar dinheiro nos mercados para emprestar, com taxas de juros reduzidas, aos países em dificuldades da Eurozona.

Também poderá comprar dívida dos Estados nos mercados primário (emissões de títulos) e secundário (onde são negociados os títulos já emitidos) para reduzir as taxas de juros e baratear assim o custo de financiamento dos países europeus.

Como parte de uma ação conjunta com o Banco Central Europeu (BCE), que acaba de anunciar um novo programa de compra da dívida, o MEDE poderia comprar dívida no mercado primário enquanto a instituição de Frankfurt atuaria no mercado secundário, de maneira a reduzir drasticamente as taxas dos países pressionados pelo mercado.