Bispos solidários com sacerdote ameaçado pela Mafia

Bispos solidários com sacerdote ameaçado pela Mafia

A Conferência Episcopal Italiana (CEI) manifestou-se hoje solidária com o padre Luigi Ciotti, presidente da Fundação ‘Libera’, dedicada a combater o crime organizado, que tem sido alvo de ameaças da Mafia.

“Por fidelidade ao Evangelho, o padre Luigi Ciotti promoveu, primeiro com o grupo ‘Abel’ e agora com ‘Libera’, um percurso de educação para o bem, contra todas as formas de injustiça e corrupção”, refere o comunicado emitido pelos bispos e enviado à Agência ECCLESIA.

A nota destaca a “ação corajosa” do sacerdote na “luta contra a criminalidade organizada” e em favor das vítimas da “degradação da sociedade”.

O padre Ciotti foi distinguido em 1996 como cavaleiro da grã-cuz da Ordem do Mérito da República Italiana e contou com o apoio do Papa Francisco na mais recente edição do dia em memória das ‘vítimas inocentes da Mafia’, celebrado anualmente a 21 de março.

O jornal italiano ‘La Repubblica’ deu conta de escutas telefónicas em que chefes da Mafia manifestavam a intenção de atingir o sacerdote.

A CEI elogia o esforço de todos os que levaram à “confiscação de bens” de organizações criminosas e à sua “reutilização social”.

“A Igreja italiana confirma a sua proximidade e estima ao padre Luigi num momento em que é alvo de intimidações gratuitas e renovo os votos de que, seguindo o seu exemplo, se transforme lugares e situações de violência e morte em contextos e ações de vida nova”, assinala o comunicado.

Os bispos lembram o testemunho de padres assassinados pela Mafia e todos os que “continuam a trabalhar por uma sociedade mais humana, segundo o Evangelho de Jesus Cristo”.