Concluídos ensaios de cânticos para a peregrinação á muxima

Concluídos ensaios de cânticos para a peregrinação á muxima

Estão concluídos os ensaios dos cânticos que vão ser entoados durante a peregrinação anual 2014 ao Santuário da Muxima.

Nesta edição, como inovação, a canção “Santos” será entoada na língua Kuanhama.

Mamã Muxima Tueza Cokue, estão entre os cânticos que preenchem a agenda de ensaios do grupo coral, constituído por 120 membros de três paróquias: Santíssima Trindade, Verbo Divino e Nossa Senhora do Rosário.

Durante três meses, o grupo preparou diversos cânticos que vão ser entoados em português, kimbundo, Umbundu, kikongo e Kuanhama língua nacional que será a novidade desta edição.

O padre Filas José Cassule avança que a principal celebração da peregrinação vai ser marcada também por inovação” introduzimos um elemento litúrgico, na hora da incensação queremos destacar 6 acólitos no interior da assembleia que com umas panelas de barro vão passando pelo corredor fazendo com que a fumaça do incenso, suba até Deus desde o lugar onde cada fiel se encontra”.

Um outro pormenor que foi focado pelo vigário episcopal da diocese de Viana, é a Via-sacra” queremos uma via-sacra participativa e para além da via-sacra temos o ângelus que será rezado as 12h em ponto e haverá uma catequese sobre o lema da peregrinação “enraizados em Cristo caminhemos com Maria”.