Presidente da CEAST destaca os desafios da família a luz da nova evangelização

Presidente da CEAST destaca os desafios da família a luz da nova evangelização

O continente africano está representado no sínodo da família por 36 presidentes de conferências episcopais, dos quais Dom Gabriel Mbilingue, presidente do Simpósio das conferencias Episcopais de África e da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé.

Entrevistado pelos nossos colegas da Radio Vaticano, o Arcebispo do Lubango explicou que os valores tradicionais da família foram postos em crise pelo secularismo, a poligamia, a crise da natalidade e a mentalidade egoísta resultante da globalização.

“ A família mesmo em áfrica, esta a atravessar um momento de grande dificuldade, as tradições dos nossos povos acerca da família se estão gradualmente perdendo. Isto sabemo-lo por influência, daquilo que é o secularismo, o individualismo, daquilo que é uma mentalidade de egoísmo, que se cria nos nossos tempos com a mundialização e sobretudo com o avanço das tecnologias que chegam a fazer do individuo, um sujeito de direitos e não de deveres mesmo em relação a vida humana e ao estarem em família”.

Dom Gabriel na entrevista adianta que aquelas tradições que viam na família realmente o berço da vida, o santuário onde se aprende de facto a conhecer os costumes onde se aprende a respeitar o outro, onde se aprende sobretudo a amar a vida, tudo isto esta posto em crise, disse o prelado.