Diocese do Lwena rende homenagem ao padre Barbosa

Diocese do Lwena rende homenagem ao padre Barbosa

A diocese do Lwena reza pelo eterno descanso do reverendo padre Adriano Correia Barbosa neste sábado.

o sacerdote falecido no passado dia 14, passou a maior parte do seu tempo no Moxico e engajou-se no estudo da língua Tchokwe, onde chegou a produzir dois dicionários na versão português Tchokwe e Tchokwe-português para além de outras obras não publicadas.

A Ecclesia ouviu a propósito o bispo do Luena, Dom Tirso Blanco, que adiantou:

“ A nível local a sua morte criou uma certa consternação, porque foi um sacerdote reconhecido pelo seu trabalho de pastoral e sobretudo pela sua dedicação a cultura Angolana. Dedicou-se a estudar a língua tchokue, produziu obras de referências com ajuda de alguns natos do Moxico, e tem muitos escritos que ainda não foram publicados. A diocese do Moxico vai celebrar a missa do 7º dia, que acontece dia 22 de Novembro as 7h, de seguida serão recordadas as suas obras, já que foi sepultado distante, não podemos comemorar a sua passagem física para a casa do pai”.

Para o bispo do Luena, o padre Barbosa deixa um legado importante para o povo do Moxico em particular e em geral de Angola. O sacerdote estimulou a valorizar a cultura do Moxico pela língua falada localmente. 

E segundo o Arcebispo de Saurimo e porta-voz da CEAST ,Dom Manuel Imbamba a morte do sacerdote é um acontecimento que provoca vários sentimentos, acrescentou por outro lado que o sacerdote quando chegou Angola, concretamente na região do  Moxico mostrou-se uma pessoa interessada em conhecer as profundidades culturais do povo, e procurou estudar os usos e costumes do povo Tchokwe.

Olhando para inculturação do legado de vários sacerdotes que vem trabalhar em Angola, Dom Imbamba diz que é uma dinâmica inerente ao processo da evangelização.

{flexiaudio}15658{/flexiaudio}