Processo de beatificação de padres mortos em viana terá início em 2015

Processo de beatificação de padres mortos em viana terá início em 2015

Dom Joaquim Ferreira Lopes anunciou, no último domingo, dia 14 de Dezembro que vai arrancar com o processo de beatificação de quatro missionários mortos em plena atividade religiosa, há mais de 30 anos.

O prelado falava durante a homilia da missa do 3º domingo do advento realizada na Quase-paróquia do Verbo Divino, onde conferiu o sacramento da confirmação há mais de 200 fiéis.

De acordo com o Bispo da Diocese de Viana o processo de beatificação é uma caminhada muito longa. Porém, a partir de Fevereiro de 2015 ela começa.

Dom Joaquim Ferreira Lopes deu a conhecer que Viana já tem um promotor da Causa dos Santos e avançou que a diocese vai enviar brevemente um padre a Roma, para formar-se no dicastério da Causa dos Santos.

Ao recordar os missionários falecidos no local da inspiração, o prelado disse que vai erguer no lugar uma paróquia dedicada a Nossa Senhora dos Mártires.

Segundo a história os missionários teriam sido sacrificados em virtude do exercicio de uma missão religiosa. Algumas dos que escaparam com vida do infortúnio ainda estão vivos na região, são por isso testemunhas oculares. O resgaste desta e outras histórias visa trazer para a consciência da história da Igreja de Angola os beneficios da edificação de uma sociedade nova e reconciliada.