Francisco baptizou 33 crianças na Capela Sistina, onde deixou conselhos a pais e padrinhos

Francisco baptizou 33 crianças na Capela Sistina, onde deixou conselhos a pais e padrinhos

O Papa Francisco recordou este domingo no Vaticano as mães que vivem o drama da fome, com os seus filhos, apelando à solidariedade da sociedade.

“Rezemos pelas mães – são tantas, infelizmente – que não estão em condições de dar de comer aos seus filhos. Rezemos e procuremos ajudar estas mães”, declarou, na homilia da Missa a que presidiu na Capela Sistina, durante a qual batizou 33 crianças.

A cerimónia foi acompanhada pelo choro dos bebés e o Papa repetiu o pedido que tem feito às mães, neste género de celebrações: “Se choram por causa da fome, amamentem-nos, sim? Sem problema”.

Neste contexto, Francisco precisou que aquilo que o leite faz ao corpo “a Palavra de Deus faz pelo espírito: a Palavra de Deus faz crescer a fé e pela fé somos gerados por Deus, que é o que acontece no Batismo”.

A Festa do Batismo de Jesus foi assim assinalada, como habitualmente na Capela Sistina, este ano com o batismo de 33 crianças (20 meninas e 13 meninos), na sua maioria filhos de funcionários do Vaticano.

A homilia do Papa exortou os pais a darem exemplo com a vivência diária da fé: “Todos os dias, ganhem o hábito de ler um pequeno trecho do Evangelho, pequeninho e levai sempre convosco uma pequena Bíblia no bolso, na mala, para poder lê-la. E isto será o exemplo para os filhos, ver o pai, a mãe, os padrinhos, avós, tios, lerem a Palavra de Deus”, apelou.

Francisco falou do Batismo como “uma cadeia de transmissão de fé”, algo “muito bonito”: “Ensinem aos vossos filhos que não se pode ser cristão fora da Igreja, não se pode seguir Jesus Cristo sem a Igreja, porque a Igreja é mãe e faz-nos crescer no amor a Jesus Cristo”.

A intervenção sublinhou ainda a necessidade de rezar ao Espírito Santo, Para isto, recomendou o Papa – é necessário invocar com frequência o Espírito Santo, na vida em família.

“Queridos pais, queridos padrinhos e madrinhas, se quiserem que as crianças se tornem verdadeiros cristãos, ajudem-nas a crescer mergulhadas no Espírito Santo, ou seja, no calor do amor de Deus, na luz da sua Palavra”, prosseguiu.

A festa do Batismo de Jesus encerra o tempo litúrgico do Natal.