Papa saúda as mulheres que constroem uma sociedade mais humana

Papa saúda as mulheres que constroem uma sociedade mais humana

Aos milhares de fiéis reunidos na Praça de S. Pedro para a oração mariana do Angelus o Papa Francisco comentou o Evangelho deste 3° domingo da Quaresma que nos apresenta, disse, o episódio da expulsão dos vendedores do templo, um gesto que despertou forte impressão nas pessoas e nos discípulos, e apareceu como gesto profético, tanto que alguns dos presentes perguntaram a Jesus que sinal divino, prodigioso tinha e que o qualificasse como enviado de Deus.

Ele respondeu: "Destruí este templo, e em três dias eu o levantarei". Eles responderam-lhe dizendo o templo havia levado 46 anos a construir e ele o levantaria em três dias?". Eles não tinham entendido de que o Senhor se referia ao templo vivo de seu corpo, que seria destruído com a morte na cruz, mas que ressuscitaria ao terceiro dia, explicou o Papa Francisco acrescentando:

“Na verdade, este gesto de Jesus e a sua mensagem profética percebem-se totalmente à luz da sua Páscoa. Temos aqui, segundo João, o primeiro anúncio da morte e ressurreição de Cristo: o seu corpo, destruído na cruz pela violência do pecado, se transformará na Ressurreição no lugar de encontro universal entre Deus e os homens. Por isso, a sua humanidade é o verdadeiro templo, onde Deus se revela, fala, se faz encontrar; e os verdadeiros adoradores de Deus não são os guardiões do templo material, os detentores do poder e do saber religioso, mas aqueles que adoram a Deus "em espírito e verdade".

E o Papa continuou sublinhando que neste tempo quaresmal nos preparamos para a celebração da Páscoa, quando renovaremos as promessas do nosso Baptismo. Quando caminhamos no mundo como Jesus e fazemos de toda a nossa existência um sinal do seu amor pelos nossos irmãos, especialmente os mais fracos e os mais pobres, então nós construímos para Deus um templo na nossa vida, e assim, o tornamos "acessível" para muitas pessoas que encontramos no nosso caminho. E a este ponto o Papa convidou a a cada um dos presentes a perguntar-se:

“Mas – perguntemo-nos - o Senhor sente-se verdadeiramente em casa na minha vida? Permito-lhe fazer "limpeza" no meu coração e expulsar os ídolos (ou seja, aquelas atitudes de ganância, ciúmes, mundanidade, inveja, ódio, aquelas atitudes de bisbilhotice …) que talvez lá se instalaram? A misericórdia é o seu modo de fazer limpeza. Abramos-lhe a porta para que faça limpeza dentro de nós”.

E o Papa prosseguiu reiterando que cada Eucaristia que celebramos com fé nos faz  crescer como templo vivo do Senhor, graças à comunhão com o seu Corpo, crucificado e ressuscitado, e também que Jesus conhece o que está em cada um de nós, e conhece o nosso desejo mais ardente: ser habitados por Ele, só por Ele.E invocou Maria Santíssima, morada privilegiada do Filho de Deus, para que nos acompanhe e sustente no itinerário quaresmal, para que possamos redescobrir a beleza do encontro com Cristo, que nos liberta e nos salva.

Depois do Angelus o Papa dirigiu uma cordial saudação aos fiéis de Roma e a todos os peregrinos provenientes vindos de várias partes do mundo, tendo saudado em particular os fiéis de Curitiba (Brasil); os grupos paroquiais de Treviso, Génova, Crotone,  Aquila e da zona de Domodossola, e os rapazes de Garda, que receberam o Crisma. E convidou a todos, especialmente durante esta Quaresma, a estarem mais próximos das pessoas que estão a viver momentos de dificuldade: próximos com o afecto, a oração e a solidariedade. E sobre o Dia Internacional da Mulher disse o Papa Francisco:

“Hoje, 8 de Março, uma saudação a todas as mulheres que em cada dia procuram construir uma sociedade mais humana e acolhedora. Um obrigado fraterno também àquelas que em mil modos testemunham o Evangelho e trabalham na Igreja”. E esta é para nós uma ocasião para reafirmar a importância das mulheres e a necessidade da sua presença na vida. Um mundo onde as mulheres são marginalizadas é um mundo estéril, porque as mulheres não apenas trazem a vida mas nos transmitem a capacidade de olhar mais além, a capacidade de entender o mundo com olhos diferentes, de sentir as coisas com um coração mais criativo, mais paciente, mais terno. Uma oração e uma bênção particular para todas as mulheres aqui presentes na Praça e para todas as mulheres, uma saudação”