Retiro Mundial de Sacerdotes em Roma

Retiro Mundial de Sacerdotes em Roma

Está a decorrer em Roma desde quarta-feira dia 10 de junho o III Retiro Mundial de Sacerdotes que reúne mais de mil sacerdotes dos cinco continentes na Basílica de S. João de Latrão, numa organização do Serviço Internacional do Renovamento Carismático. Tema do retiro: “Chamados à santidade para a nova evangelização”.

O arcebispo espanhol José Rodríguez Carballo, OFM, Secretário da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, prestou declarações à Rádio Vaticano sobre os objetivos deste retiro:

“Este retiro quer ser um pequeno terremoto na vida dos sacerdotes, dos padres. Porque também os padres podem cair na letargia, devido ao cansaço, à rotina, e também devido a outros fatores. Pois o retiro, como disse na Missa de abertura o Cardeal Stanislaw Rylko, não quer trazer tranquilidade aos sacerdotes, não! Quer despertá-los, quer criar inquietação, que o sacerdote entre em crise, no bom sentido da palavra. Que se pergunte onde está? Onde quer ir? e quais são os meios que está colocando? E o retiro vai tratar fundamentalmente de duas coisas: a santidade, o chamado à santidade. Um sacerdote tem que ter claro que é chamado a ser santo. E o segundo, redescobrir o dom da vocação a que foi chamado. Para vivê-la com alegria, e sempre numa atitude de saída. O Papa Francisco quer uma Igreja em saída. E os sacerdotes dentro da Igreja têm que ser os pioneiros desta Igreja em saída. E sempre como instrumentos da misericórdia de Deus. Ninguém que se aproxime de um sacerdote, pode sair deste encontro sem contemplar o rosto misericordioso de Deus. E se um pecador se aproxima a ele, pedindo misericórdia, não a pode negar. Se não a pede, ele tem que oferecer”.

Este retiro internacional de sacerdotes terminará no domingo dia 14 de junho. O Papa Francisco encontra os sacerdotes nesta sexta-feira dia 12 pelas 16 horas de Roma, propondo uma reflexão sobre o tema: “Transformados pelo amor e para o amor”. Está previsto um momento de diálogo com os sacerdotes e depois o Santo Padre celebrará a Eucaristia com eles.

De salientar que deste retiro fazem parte sacerdotes de várias dioceses de Angola.