“O leigo precisa ser formado e tem o seu lugar na igreja ”

“O leigo precisa ser formado e tem o seu lugar na igreja ”

“ O Laicado e a construção da dinâmica eclesial” foi o tema que dominou o período da tarde do 2º dia do II congresso do Laicado católico Angolano, apresentado pelo Leigo, Gilberto Gomes Barbosa.

Testemunho e coerência, é uma das funções do leigo na igreja adiantou Gilberto, “ se anuncio com força mas não vivo, não estou a evidenciar a minha fé dando testemunho com acções e palavra”.

O fundador da obra de Maria acrescentou que cada um tem a sua importância na igreja, por isso é que existem vários movimentos para serem a luz e o sal na igreja que se professa.

“ Para se viver o ecumenismo, primeiro tenho que ter certeza da minha fé, como posso dialogar se não tenho certeza do meu credo, o primeiro ecumenismo que tenho que evidenciar é dentro da nossa igreja, paroquia, movimentos, porque ninguém é melhor que ninguém”.

Mas de 120 mil pessoas formam o movimento Obra de Maria, o que não significa que ele tenha mais expressão que os outros movimentos, afirma Gilberto Barbosa “porque todos estão a servir a igreja”.

A melhor definição de Igreja é “ A igreja é o povo de Deus, porque todos estamos inseridos nela, seja Bispos, Arcebispos, Cardeais, padres madres e nós os leigos”.

A igreja tem que olhar para todos os integrantes, como a criança mas acima de tudo para a juventude porque é o futuro do país, “ o jovem tem a força, temos que olhar mais para a juventude para que a igreja cresça temos que investir mais na força do leigo jovem”.

Ao longo da sua dissertação a força do leigo foi focada várias vezes” o leigo tem que tomar posse do Dom de vocação que Deus deu”.

Felicitou a CEAST, pela organização do congresso e desejou que venham outros, para que a igreja possa despertar.

O leigo não pode só ser bom dentro do Clero, “ eu sou feliz por ser leigo, casado com 3 filhas lindas”, o leigo tem o seu lugar na igreja, “ não é por ser diácono ou sacerdote”.

Finalizou com a frase “ existe o nosso lugar na igreja como leigo”.

{flexiaudio}16930{/flexiaudio}