Josefinas ganham duas religiosas

Josefinas ganham duas religiosas

Maria da conceição Kanuto e Rita Nawambu  António, duas religiosas da congregação das irmãs Josefinas, que deram o seu sim de consagração a Deus pelos votos de castidade, obediência e pobreza.

A cerimónia teve lugar na paróquia de Santo António e estiveram presentes sacerdotes, religiosos, religiosas convidados e fiéis afectos à família dos josefinos.

O presidente da celebração padre Carlos Francisco Neto Catanha, da congregação dos padres Josefinos destacou a consagração e a missão como ideias centrais da celebração, e considerou que a consagração a Deus se fundamenta na liberdade e no amor.

O sacerdote referiu ainda na sua homilia que nos nossos dias muita gente não entende a vida cristã e vocacional e considera que os que cristãos, sacerdotes e religiosos são chamados débeis, malucos e ignorantes. 

Padre Carlos Francisco apelou ainda as duas consagradas a confiarem em Deus por meio da disponibilidade.

E por sua vez as irmãs que emitiram os votos perpétuos agradecem a Deus pelo dom da vocação, segundo declarou no seu discurso a irmã Maria da Conceição Kanuto, e comprometeram-se  a avançar na sua vida missionária.

Já a delegada da madre geral da congregação das irmãs Josefinas, irmã Adriana Amparo Cruz Lopes disse ser uma graça de Deus por mais duas irmãs que deram o seu sim à vida consagrada, e por outro avançou que em Angola são onze irmãs distribuídas pelas arquidioceses de Luanda, Huambo e diocese de Caxito.

Os parentes das duas consagradas foram unânimes em dizer “é uma graça optar pela vida religiosa” e apelaram às outras famílias a não impedirem os filhos ou filhas quando quiserem seguir a vida religiosa.

De salientar que  a irmã Maria da conceição, com trinta e dois anos nasceu no município da Caala enquanto a irmã Rita Nawambu António, com trinta e três nasceu no município do Huambo.

 Texto: Arnaldo Sapele