Bispos da CEAST trabalhos arrancam esta Quarta-feira

Bispos da CEAST trabalhos arrancam esta Quarta-feira

As dioceses e Arquidiocese de Angola e São Tomé, encontram-se representadas na 1ª Plenária de 2015 dos Bispos da Conferencia Episcopal de Angola e São Tomé, que a diocese de Lwena acolhe de 11 a 18 de Março.

Uma delegação composta por 16 Bispos, acompanhados do Nuncio Apóstolico Dom Novatus Rogambwa, escalou esta Terça-feira 10, uma das maiores dioceses de Angola.

No aeroporto Comandante Dangereux, os prelados foram recebidos com cânticos de boas vindas, e umas centenas de fiéis, na sua maioria mulheres da organização femenina da igreja católica PROMAICA. Estiveram presentes ainda no aeroporto Padres, Madres e uma delegação do governo da província representada pela Vice.

No primeiro contacto com a imprensa presente no aeroporto Dom Gabriel Mbilingue, presidente da CEAST adiantou que “ é sempre uma alegria voltar ao Lwena, que foi a minha primeira missão como bispo, mas desta vez na qualidade de presidente dos bispos da CEAST, é para nós uma alegria estar aqui no Lwena, até porque é nosso propósito entrar em contacto com a realidade pastoral, social, politica e mesmo administrativa desta parcela do nosso território”.

Dom Gabriel afirmou ainda ao permanecerem por uma semana nesta diocese, é o mesmo que estar em contacto com todos os católicos no Moxico e ver como a igreja esta a crescer, e esta cumprir a sua missão sobretudo para que os bispos possam reforçar tudo aquilo que é a missão que cabe a igreja, sobretudo nesta altura da história, numa cidade como é o Lwena a cidade da paz, muita coisa que hoje o país vive teve o seu primeiro passo nesta diocese.