CEAST anuncia a realização de um colóquio internacional sobre o papel da igreja em Angola

CEAST anuncia a realização de um colóquio internacional sobre o papel da igreja em Angola

Decorreu de 11 a 17 de Março do ano em curso, na Cidade do Luena a 1ª plenária anual que contou com a presença de todos os membros da conferência Episcopal de Angola e São Tomé, e do Núncio apostólico Dom Novatus Rogambwa.

Na sessão de abertura Dom Gabriel Mbilingue, arcebispo do Lubango e presidente da CEAST na sua alocução destacou as grandes preocupações e realizações de grande impacto social e religioso, tendo salientado o espírito de comunhão e solidariedade que nos anima pelo facto de sermos uma igreja em “saída ao encontro das periferias geográficas e existenciais”.

Nesta Quarta-feira 18 de Março os bispos da CEAST, encerraram a Assembleia plenária com uma conferência de imprensa, que foi orientada pelo presidente da CEAST Dom Gabriel Mbilingue, coadjuvado pelo porta-voz Dom José Manuel Imbamba e pelo bispo auxiliar de Luanda Dom Zeferino Zeca Martins.

O esboço da nota pastoral sobre os 40 anos de independência de Angola, cuja publicação acontecerá em Setembro deste ano e o Colóquio Internacional sobre o contributo da Igreja Católica na conquista da independência nacional, mereceram igualmente a atenção dos prelados católicos.

Durante a reunião, os participantes proclamaram no dia 15 do mês em curso, o primeiro congresso eucarístico nacional e o esboço do directório nacional da catequese.

No acto de encerramento, o porta-voz da CEAST, Dom Manuel Imbamba, disse a imprensa que os trabalhos decorreram sem sobressaltos, permitindo tomar decisões sobre vários assuntos que afligem a sociedade angolana e São Tomé.

Dentre os temas discutidos destacou a importância das comemorações do 40º aniversário da Independência Nacional, a assinalar-se a 11 de Novembro, bem como a promoção de campanhas de doação de sangue para as unidades hospitalares.

O porta-voz da CEAST manifestou-se consternado com a tragédia ocorrida na província de Benguela, em particular na cidade do Lobito, alertando o facto das construções de risco realizadas pela população um pouco por todo o país.

{flexiaudio}16380{/flexiaudio}