Começaram as exéquias de Dom Luís Maria

Começaram as exéquias de Dom Luís Maria

A Igreja em Angola reage com fé e oração a morte de Dom Luís Maria, Arcebispo Emérito de Malanje.

Dom Luís Maria partiu para casa do pai na sexta-feira santa.

Já teve início o programa das exéquias fúnebres do arcebispo emérito de Malanje Dom Luís Maria falecido na última sexta-feira Santa. A primeira missa foi rezada na manhã desta segunda-feira, na paróquia da precol, Nossa Senhora das Graças, onde o prelado trabalhou durante muitos anos, e presidiu a eucaristia o bispo emérito de Mbanza Congo Dom Serafim Chingo Yahombo, onde participaram vários fiéis vindos dos municípios e distritos de Luanda.

Na ocasião, o padre Rufino Tchitwe, pároco daquela comunidade paroquial, lembrou que Dom Luis Maria parte para casa do Pai e o seu legado já mais será esquecido, pelos fies da paróquia das graças na qual foi pároco em 78.

{flexiaudio}16473{/flexiaudio}

Dom Luiz Maria é natural de Vitoria, Espanha, nasceu no dia 11 de Abril de 1933 de uma familia de mais dois irmãos padres.

No dia 11 de Agosto de 1957 chegou a Angola como missionário. Em Angola trabalhou na Diocese de Malange, nas missões de Cuale, Maxinde com grandes obras sociais que tornaram o seu ministério muito querido do povo. Em Luanda foi pároco de Nossa Senhora das Graças de Precol, no bairro de Rangel, e Diretor Espiritual do seminário Maior de Luanda e de Noviciados de Religiosos.

Dom Luis Maria foi nomeado Bispo coadjutor de Malanje, desde 1995 e ordenado Bispo em Março de 1996. Em 1998 tomou posse como bispo diocesano, substituindo no cargo Dom Eugénio Salessu. Elevada a sede de Malanje para Arquidiocese foi constituído como seu primeiro Arcebispo, a 11 de Abril de 2011, para as Dioceses de Uíje e Ndalatanto.

Em 2012, por limite de idade, deixou o cargo para Dom Benedito Roberto.