Arcebispo de Luanda presidiu Missa dominical no Santuário de Fátima

Arcebispo de Luanda presidiu Missa dominical no Santuário de Fátima

O Arcebispo de Luanda presidiu Domingo 18 de Junho à Missa dominical no Santuário de Fátima, onde falou das dificuldades dos missionários num “tempo marcado pela mudança”.

“Neste dia como não ser grato pelo trabalho dos leigos dedicados à missão, são tantos corações solidários, espontaneamente focados para servir por amor ao Senhor”, disse D. Filomeno do Nascimento Vieira Dias, evocando os voluntários nas zonas degradadas que “encontram formas criativas de solidariedade, e são testemunho de missão”.

O Arcebispo angolano falou destes “dias singulares”, de peregrinação à “casa da mamã”, na Cova da Iria, que conferem “um momento de gratidão, lembrando os acontecimentos do passado, que emergem na nossa memória, e alimentam a esperança que anima o nosso caminho”.

A celebração marcou a peregrinação anual dos Missionários da Boa Nova ao Santuário de Fátima, com o tema ‘Levanta-te para a missão!’.

“Há novos paradigmas que emergem para a compreensão da realidade”, indicou D. Filomeno, acrescentando que o homem “não é compreendido a partir de Deus, mas desafiado a compreender-se a partir de si”.

Para o responsável católico, o Evangelho é um “desafio complexo”, pelo que os missionários são muitas vezes considerados “desencontrados com a história e o tempo”.

“A fé não é alienação nem fuga do mundo e seus desafios, a fé tem como consequência a fraternidade, e é um bem para todos”, sustentou.