Rádio Ecclesia com conselho de gestão

Rádio Ecclesia com conselho de gestão

Os Bispos da CEAST, reunidos em Luanda durante 6 dias, encerraram nesta segunda-feira a Assembleia da II Plenária de 2023.
Em Conferência de Imprensa foi apresentado a comissão da Emissora Católica de Angola, que está composto por Dom António Jaca (presidente), Dom António Lungieki Bengui (vice-presidente), Dom Maurício Camuto (1° vogal), Padre Augusto Epalanga (2° vogal) e Edna de Almeida (3° vogal).

O anúncio da aprovação do Conselho de Gestão da Ecclesia e dos respectivos estatutos foi feito esta segunda-feira (28 de Agosto) pelo bispo de Cabinda e porta-voz da Conferência Episcopal de Angola e São (CEAST), Dom Belmiro Chissengueti.

Em conferência de imprensa de balanço da II Assembleia Plenária Anual da CEAST, Dom Belmiro, disse ainda para 'não contarem' com o ofertorio das paróquias para a sustentabilidade da Ecclesia, em resposta aos jornalistas, por este ser 'insignificante'.

Considerou que o contexto macroeconómico do país tem reflexos na actual condição da estação, referindo, mesmo, que 'nem os órgão públicos de informação' sobrevivem hoje de publicidade.

A Mensagem Pastoral para o terceiro ano do Triénio da Criança (2023-2024) intitulada 'A Integração da Criança na Igreja e na Sociedade' e a Nota Pastoral 'Ser sal, luz e fermento', sobre a realidade social de Angola e São Tomé e Príncipe, estão entre os documentos aprovados pelos prelados católicos.

Foi igualmente recomendada a 'urgência' dos processos de aquisição da personalidade jurídico-social das dioceses, paróquias, seminários, congregações e outras instituições da Igreja junto da Conservatória dos Registos Centrais, no âmbito do Acordo-Quadro entre o Estado angolano e o Vaticano.