Igreja reza pelos missionários assassinados em pleno exercício pastoral em Viana

Igreja reza pelos missionários assassinados em pleno exercício pastoral em Viana

Centenas de fiéis da Diocese de Viana participaram da abertura da 1ª peregrinação à Igreja de Nossa Senhora Rainha dos Mártires, evento que aconteceu no campo santo de Viana, onde jazem os restos mortais do padre Lima e companheiros, mortos em pleno serviço pastoral.

Padre Manuel Armindo Lima, nasceu em 9 de Julho de 1938 na Freguesia de Chaviães, concelho de Melgaço, diocese de Viana do Castelo, em Portugal. Entrou no Seminário de Tomar e Outubro de 1949, tendo prosseguido os seus estudos secundários, filosóficos e teológicos nos Seminários de Cernache do Bomjardim e Cucujães. Fez a sua consagração missionária como membro da Sociedade Missionária da Boa Nova em 2 de Agosto de 1959, em Cucujães, e foi ordenado sacerdote em 28 de Julho de 963 por Dom Manuel Maria Ferreira da Silva.

De 1963 a 1975 dedicou-se à actividade missionária na Diocese de Nampula, Moçambique. Trabalhou na Missões de Meconta, Mecutamala, Mutuáli e no Seminário diocesano.

De 1976 a 1980, após um curso de formador em Espanha, estevecomo formador e professor no Seminário de Cernache do Bomjardim; De 1980 a 81, Padre Lima trabalhou no Seminário de Tomar.

O Missionário da Boa Nova chegou em Angola no dia 29 de Novembro de 1981, tendo de seguida visitado as missões do Kwanza Sul onde trabalhavam os missionários da sua Sociedade.

Durante o mês de Janeiro de 1982, participou, em Luanda, nos encontros de Ambientes Pastoral., Manuel Armindo Lima esteve destacado na pastoral de Viana.  de metralhadora em 3 de Fevereiro de 1982, numa quarta-feira,  em serviço pastoral na actual Igreja dos Mártires. Morreram com ele: Maria do Carmo, das Irmãs Mercedárias da Caridade;  Maria Adriano, Leiga; e Joveta Paulino, catequista.

Descrito como jovial, destemido dedicado, Manuel Lima foi morto com 43 anos. Os seus mortais repousam no Cemitério de Viana, com os três companheiros de martírio.

{flexiaudio}17886{/flexiaudio}