Vaticano: Bento XVI avalia publicação de documento sobre o próximo Conclave

Vaticano: Bento XVI avalia publicação de documento sobre o próximo Conclave

Cidade do Vaticano, 20 fev. 2013 (Ecclesia) – O porta-voz do Vaticano revelou hoje que Bento XVI está a estudar a publicação de um documento sobre o próximo Conclave para a eleição do novo Papa, sem precisar se o mesmo se refere à antecipação deste encontro de cardeais.

“O Papa está a tomar em consideração a publicação de um Motu Proprio [documento publicado por iniciativa pessoal], nos próximos dias, obviamente antes do início da Sé vacante, para precisar alguns pontos particulares da constituição apostólica sobre o Conclave que foram apresentados ao longo dos últimos anos”, disse o padre Federico Lombardi aos jornalistas.

O sacerdote italiano admitiu não saber se Bento XVI “julgará necessário ou oportuno apresentar alguma precisão sobre a questão do tempo de início do Conclave".

“A questão depende da avaliação do Papa e se for publicado este documento, será divulgado de modo oportuno”, concluiu.

O vice-prefeito da Biblioteca do Vaticano e especialista em História, Ambrogio Piazzoni, tinha recordado hoje em conferência de imprensa que só Bento XVI pode mudar as regras de eleição do seu sucessor.

“O Papa é o único que pode legislar sobre estes temas, pelo que até às 19h59 de 28 de fevereiro pode chegar alguma norma emanada por Bento XVI que será válida”, declarou, num encontro dedicado aos conclaves da Igreja Católica.

Piazzoni comentou a possibilidade de se antecipar o próximo Conclave, após o final do pontificado de Bento XVI, a 28 de fevereiro.

As regras da Igreja implicam uma espera de 15-20 dias após o fim do pontificado, situação prevista pela constituição apostólica ‘Universi Dominici Gregis’ (1996), de João Paulo II.

O beato polaco determinou que após o momento em que a “Sé Apostólica ficar legitimamente vacante” – morte ou renúncia do pontífice -, os cardeais eleitores presentes “devem esperar, durante 15 dias completos, pelos ausentes”.

“O documento diz que os cardeais presentes em Roma têm de esperar pela chegada dos outros. Poderia significar que se todos os outros chegassem antes dos 15 dias, não seria preciso esperar. O documento diz que se deve esperar, não que não é possível começar antes”, declarou o vice-prefeito da Biblioteca do Vaticano, autor da obra ‘História das eleições papais’.

O actual Papa já promoveu uma alteração à ‘Universi Dominici gregis’ quando, em 2007, eliminou a hipótese de a eleição acontecer com maioria simples e não de dois terços dos votos, após 34 escrutínios.

Os cardeais vão ser chamados ao Vaticano após Bento XVI ter anunciado no último dia 11 a sua decisão de renunciar ao pontificado, a partir das 20h00 (menos uma em Lisboa) do dia 28 de fevereiro, por causa da sua “idade avançada”.

O sucessor do Papa alemão, de 85 anos, será o 266.º a ocupar o cargo na história da Igreja Católica.

O Anuário Pontifício da Santa Sé publica a lista dos Papas que guiaram a Igreja Católica desde o primeiro, São Pedro, incluindo o português João XXI, falecido em 1277.

OC