Bento XVI diz que renúncia não significa «abandonar a Igreja»

Bento XVI diz que renúncia não significa «abandonar a Igreja»

Bento XVI encontrou-se este domingo com dezenas de milhares de pessoas para a recitação da oração do Angelus, a última do seu pontificado, e afirmou a sua renúncia não significa “abandonar a Igreja”.

“O Senhor chama-me a ‘subir ao monte’, a dedicar-me ainda mais à oração e à meditação, mas isto não significa abandonar a Igreja: se Deus me pede isto é precisamente para que eu possa continuar a servi-la com a mesma dedicação e o mesmo amor com que o fiz até agora, mas de um modo mais adequado à minha idade e às minhas forças”, disse o Papa, em italiano.

Bento XVI, de 85 anos, começou por agradecer o “afecto” dos presentes antes de apresentar uma reflexão sobre o “primado da oração”, a partir da passagem do Evangelho que é hoje lida nas igrejas de todo o mundo, relatando o momento em que Jesus subiu a um monte para rezar e se “transfigurou, enchendo-se de luz e de glória”.

No primeiro encontro público após uma semana de “exercícios espirituais”, o Papa agradeceu em várias línguas as orações e as manifestações de apoio que tem recebido.

“Queridos peregrinos de língua portuguesa que viestes rezar comigo o Angelus: obrigado pela vossa presença e todas as manifestações de afecto e solidariedade, em particular pelas orações com que me estais acompanhando nestes dias. Que o bom Deus vos cumule de todas as bênçãos”, declarou aos fiéis lusófonos.

Em conclusão, o Papa voltou a deixar uma palavra de gratidão pelo “afecto e a partilha, especialmente na oração, deste momento particular” para si e para a Igreja.

"Obrigado, estamos sempre próximos na oração", disse.

Quatro ecrãs gigantes permitiram aos presentes acompanhar a habitual reflexão dominical das 12h00 de Roma (menos uma em Lisboa), pronunciada desde a janela do apartamento do Papa.

Bento XVI apresentou a sua renúncia no último dia 11, com efeitos a partir de 28 de Fevereiro, por causa da sua “idade avançada”, abrindo caminho à eleição do seu sucessor.

A última renúncia de um Papa tinha acontecido há quase 600 anos, com a abdicação de Gregório XII.

As transmissões dos últimos encontros do actual pontificado são difundidas através da internet, no ‘Vatican player’, em colaboração com a Rádio Vaticano.

AE