Vaticano: Porta-voz diz que início do Conclave vai ser definido após vários encontros de cardeais

Vaticano: Porta-voz diz que início do Conclave vai ser definido após vários encontros de cardeais

O porta-voz do Vaticano afirmou hoje que as primeiras reuniões [congregações] gerais de cardeais, na segunda-feira, devem deixar por definir a data para o início do Conclave para a eleição do novo Papa.

"Não está decidido nem se deve esperar que segunda-feira fique decidido o dia de início do Conclave", declarou o padre Federico Lombardi, em conferência de imprensa, adiantando que a informação partiu do próprio decano [figura que preside] do Colégio Cardinalício, D. Angelo Sodano.

O diretor da sala de imprensa da Santa Sé reforçou a ideia de que "não é previsível uma decisão do Colégio dos cardeais" no primeiro dia de trabalhos.

O decano do Colégio Cardinalício enviou hoje a carta de convocação para as reuniões gerais de cardeais que têm lugar após o final do pontificado de Bento XVI, tendo em vista a preparação do próximo Conclave.

O Vaticano anunciou que os encontros vão ter início na segunda-feira, às 09h30 de Roma (menos uma em Lisboa), por decisão do cardeal Angelo Sodano.

Ainda na segunda-feira, está prevista outra congregação geral, às 17h00, na sala do Sínodo dos Bispos, mas depois serão os cardeais a determinar com que frequência vão decorrer as reuniões.

A constituição apostólica de João Paulo II que rege o período da Sé vacante – entre a renúncia de Bento XVI e a escolha de um sucessor – determina que numa das primeiras congregações, os cardeais deverão, "com base numa ordem do dia previamente estabelecida, tomar as decisões mais urgentes para iniciar as operações da eleição".

Além de estabelecer o "dia e hora" para o início do Conclave, os cardeais têm de prover, entre outras questões, à atribuição, "por sorteio", dos quartos dos eleitores na Casa de Santa Marta (Vaticano) e também à "preparação da Capela Sistina, a fim de que as operações relativas à eleição possam desenrolar-se de maneira cómoda, ordenada e com a máxima reserva".

O Conclave, palavra com origem no latim 'cum clavis' (fechado à chave), pode ser definido como o lugar onde os cardeais se reúnem em clausura para eleição do Papa.

Após o final do pontificado, às 20h00 (menos uma em Lisboa) desta quinta-feira, o cardeal camerlengo, D. Tarcisio Bertone, e seus colaboradores selaram o escritório e o quarto do Papa emérito, bem como o elevador que lhes dá acesso.

O gesto repetiu-se esta manhã no apartamento pontifício da Basílica de São João de Latrão, em Roma.

As representações diplomáticas pontifícias receberam uma nota que anunciou o início da Sé vacante e recordou que, neste período, as pessoas de "referência" são o decano do Colégio Cardinalício e o substituto da Secretaria de Estado do Vaticano, D. Angelo Giovanni Becciu, que se mantém em funções.

As celebrações litúrgicas também sofrem alterações até à eleição do sucessor de Bento XVI, deixando de fazer-se referência ao Papa na principal oração da missa [oração eucarística].

O site do Vaticano e outras páginas da internet ligadas à Santa Sé apresentam modificações, com uma imagem própria na qual não surge a imagem de um Papa, mas o escudo da Sé vacante: duas chaves de ouro e prata, símbolo do papado, cobertas pelo 'umbraculum' (pequeno chapéu, em português), uma insígnia histórica dos pontífices.

OC