Os Balcões Únicos de Empreendedor (BUE), abertos recentemente nos municípios de Quilengues, Humpata e Lubango, proporcionaram já empregos directos a 60 jovens da província da Huíla, soube hoje, segunda-feira, a Angop.
Ao falar à Angop na cidade do Lubango, a responsável do programa a nível da província da Huíla, Yara de Carvalho, disse que foram empregados 45 jovens brigadistas e 15 que já funcionavam em várias áreas que fazem parte do BUE.
Segundo disse, os jovens são recrutados em função das habilitações literárias, assim como o curriculum que os mesmos apresentam, principalmente para os sectores da justiça, comércio, finanças e outros.
Segundo Angop, Yara de Carvalho informou que, em função da previsão da abertura de balcões do empreendedor, ainda no decurso deste mês (Setembro), nos municípios da Cacula, Chicomba e Kuvango, o programa prevê ainda empregar mais de 45 jovens destas localidades.
"A intenção é de dar oportunidade a juventude ao primeiro emprego, por isso nos vamos abrir balcões em todos os municípios da província da Huíla", realçou a responsável.
O BUE presta serviços de registo e identificação civil e criminal, além integrar uma agência do Banco de Poupança e Crédito (BPC) e serviços da Direcção Provincial do Comércio, Segurança Social e estatística, cuja finalidade é simplificar o licenciamento de empresas e regularização de empreendedores.
O Balcão Único do Empreendedor é um novo serviço público cuja finalidade é simplificar o processo de constituição, licenciamento de empresas e regularização de empreendedores que se encontram no mercado informal e de actos conexos.