Uma escultura em pedra, com as dimensões de dois metros de largura, dois de comprimento e dois de profundidade, será concebida em Outubro no Mosan Art Museum, na cidade de Seul, Coreia de Sul, pelo artista plástico angolano António Tomás Ana (Etona), com o fim de deixar a sua marca neste país asiático.
Falando a Angop, o artista informou à Angop ter sido contacto pela direcção do museu para o feito e adiantou que vai conceber a escultura com dois motivos relevantes, o elefante, representando a força cultural mundial, e o pensador, símbolo da cultura nacional.
“A imagem do elefante, artisticamente trabalhada, visa demonstrar o peso e a força da cultura no globo terrestre, já que ela atravessa fronteiras, assim como continuar a exibir ao mundo o pensador, imagem representativa da nossa cultura nacional”, asseverou.
Etona informou que faz parte de uma lista de 10 artistas de outros países e escolhidos pelo Mosan Art Museum para a concepção de obras que possam estar expostas nesta referida casa de cultura.
“Ao nível de África sou o único artista convidado. Logo, isso demonstra que determinadas instituições culturais internacionais acompanham o meu trabalho. Com convites desta natureza, cada vez mais, penso dar o meu prestimoso contributo à cultura nacional”, salientou.