Caso Mingota esta longe de se resolver

Caso Mingota esta longe de se resolver

Três anos depois, da sentença do tribunal, até hoje os familiares aguardam pela indeminização do hospital américo boa vida no caso que parou Luanda.

O caso da jovem Mingota que a três anos perdeu a vida na portaria da televisão pública de Angola depois de ter sido negada assistência no hospital Américo boa vida, continua a ser motivo de notícia.

Depois da câmara do civil Administrativo do tribunal provincial de Luanda ter julgado procedente a caso a favor da família da jovem em causa em Outubro de 2009, os mesmos continuam a reclamar pela indemnização que ainda não foi cumprida.

Domingas de Sousa Francisco, Mingota como foi vulgarmente conhecida, faleceu no dia 26 de 2009 na portaria da Televisão Pública de Angola, onde se deslocara para pedir auxílio por lhe ter sido negada assistência médica no hospital Américo boa vida.

Depois da tragédia foi aberto um inquérito para se apurar o caso que culminou com o despacho da Procuradoria-geral da República culpabilizando o hospital Américo boa vida.

O caso deu sequência no tribunal e no dia 31 de Outubro de 2011, a segunda secção da sala do cível e administrativo condenou o hospital Américo boa vida a indemnizar a família da malograda com um valor de dois milhões de kwanzas pelos danos causados com a sua morte e ainda a pagar a Mãe da malograda um valor de cinquenta mil kwanzas mensais a título vitalício para o seu sustento.

Um ano depois de ter sido ditada a sentença os familiares afirmam não terem recebido nenhum valor de indemnização.

Teresa Domingos, Mãe de Mingota diz que desde que a filha faleceu, não tem sido fácil levar a vida porque o seu sustento e protecção vinham da mesma, dai o apelo as instâncias superiores.

´´cada dia torna-se mais difícil dar continuidade ao caso na justiça devido a falta de meios financeiros para custear algumas despesas. Pedimos que alguma medida seja tomada a nível superior com vista a se fazer cumprir a lei.´´ Disse.

Por outro lado os familiares da malograda, pedem que hospital Américo boa vida que cumpra com a sentença ditada pelo tribunal de indemniza-los.

Mingota faleceu aos 25 anos de idade no dia 26 de Junho de 2009 na portaria da televisão Publica de Angola onde os seus familiares a levaram em busca de auxílio depois de lhe ter sido negada assistência médica no hospital Américo boa vida.

A Ecclesia, contactou a advogada do caso e esta promete falar sobre o assunto dentro em breve mas afirmou em off, que já deu entrada de uma acção executiva ao tribunal para que o estado obrigue o Hospital Américo boa vida a cumprir com a sentença ditada.