Há mais de um ano que cerca de cem postos de iluminação pública foram afixados no troço Término-hospital Municipal de Viana, com o propósito de facilitar a circulação dos moradores que ocorrerem à maior unidade de saúde pública do município, no período noturno.
Entretanto, passado um ano desde que foram aplicados, os referidos postos de iluminação pública, as lâmpadas nas ruas não acendem.
Agastados com a situação os moradores ouvidos pela Ecclésia dizem que com a situação que vivem ocorrem muitos acidentes de viação e aumenta a delinquência principalmente a noite, no troço Término-Hospital de Kapalanga em Viana.
´´ Nesta rua por dia nunca faltam acidentes, existem também motas sem iluminação razão pela qual faz ter muitos acidentes, e estes postos praticamente foram colocados de enfeito porque a um ano que não acendem, dizem os moradores´´.
E Manuel Pina Machado, membro da comissão de moradores do Kapalanga, reconhece que a falta de iluminação pública está a fomentar a delinquência no bairro.
´´ Assisti a colocação dos postos, e o nosso governo esta com problemas de iluminar os postos, mas também estamos a ver melhorias no que toca a energia elétrica, por tanto a companhia chinesa já montou tantos postos que vão até o término da Kaope ali onde estará uma estação de tratamento e distribuição da energia elétrica, por tanto há uma grande esperança que os postos serão iluminados ´´. Disse.