A situação da má nutrição em Angola está a atingir proporções alarmantes nas províncias afectadas pela estiagem, a informação foi prestada pelo coordenador da UNICEF em ANGOLA. Sem avançar números Khoon Vanormeling, disse que já há registo de mortes por má nutrição no país, que afecta principalmente as crianças.
De acordo com o Kon Vanormeling, a insegurança alimentar que se vive em Angola fez aumentar os casos de ma nutrição aguda no país.
A situação, segundo afirmou o responsável, já foi tomada a peito pelo executivo que já mobilizou os seus parceiros sociais no sentido de dar resposta a este problema…está a ser criada em algumas províncias afectadas pela seca um sistema de resposta comunitária à mal nutrição que prevê a sensibilização da população sobre a prevenção deste mal, bem como a realizar a despistagem da doença no estágio agudo e moderada nas crianças.
Nesse sentido, o Governo de Angola na sua resposta à estiagem e à malnutrição prevê formar mais de 2.000 mil activistas comunitários de saúde com o objectivo de visitarem e sensibilizar cerca de 350.000 famílias nas quatro províncias mais afectadas pela crise nutricional (Kwanza Sul, Zaire, Huambo e Bié).