O secretário das Finanças de Hong Kong, John Tsang, anunciou que as importações angolanas daquele território aumentaram 1.768 por cento entre Janeiro e Agosto deste ano.
John Tsang, que falava num fórum sobre as oportunidades de investimento em Angola, disse que as aquisições efectuadas por Angola em Hong Kong subiram 257,2 por cento entre Janeiro e Outubro, face a igual período do ano passado.
Durante o fórum, realizado por ocasião do 37º aniversário da independência nacional, o cônsul-geral de Angola em Hong Kong, Cupertino Gourgel, apelou aos empresários daquele território que queiram investir em Angola a não perderem as oportunidades que o país oferece em termos de incentivos fiscais.
Cupertino Gourgel efectuou ainda um convite para que os investidores daquele território da China visitem Angola e observem as suas potencialidades económicas, a cultura e o património.
O cônsul-geral de Angola em Hong Kong indicou que estão representadas em Angola algumas das mais importantes empresas chinesas, geralmente associadas a congéneres do nosso país, que é o maior parceiro económico e comercial da China em África. John Tsang disse que as empresas angolanas devem igualmente ter em conta as oportunidades que existem em Hong Kong enquanto porta de entrada para negócios na China continental.
De acordo com J.A. Além de Hong Kong, o 37 º aniversário da independência nacional foi assinalado em Macau com uma cerimónia em que o cônsul-geral, Pedro Feijó Sobrinho, destacou o papel desse território chinês como plataforma económica das relações económicas entre a China e os países de língua portuguesa.
Pedro Feijó disse ainda que o Fórum para a Cooperação Económica entre a China e os Países de Língua Portuguesa tem assumido um papel importante “na abertura de negócios” e no apoio ao “crescimento económico de Angola”.