A cidade de Luanda celebra, hoje, 437 anos de existência. Fundada a 25 de Janeiro de 1576 pelo fidalgo e explorador português Paulo Dias de Novais, sob o nome de São Paulo da Assunção de Loanda,
Luanda é a maior e a mais densamente habitada cidade de Angola. Inicialmente projectada para uma população a rondar os 500 mil habitantes, é hoje uma cidade superpovoada.
Tem uma população de aproximadamente cinco milhões de habitantes (estimativa da ONU em 2004), o que a torna a terceira maior cidade lusófona do mundo, depois de São Paulo e Rio de Janeiro ambos no Brasil.
Desde Novembro de 2011, a província de Luanda conta com uma nova divisão Político-administrativa. É constituída pelos municípios de Luanda, Belas, Cazenga, Viana, Cacuaco, Quiçama e Icolo e Bengo;
Recordamos que no passado Domingo milhares de fiéis das 29 paróquias da Arquidiocese de Luanda participaram da missa de acção de graças alusiva à festa. Esta celebração festiva também contou com a presença de autoridades políticas da cidade e de membros do governo central dos quais o Vice-Presidente da República.
Durante a eucaristia a que presidiu, o Bispo Auxiliar de Luanda começou por falar das origens cristãs de Luanda e falou do crescimento positivo da cidade capital. Dom Anastácio Kahango falou dos desafios actuais da cidade tais como o florescimento das seitas, a emigração ilegal e a criminalidade.