Universidade Agostinho Neto assina acordo de cooperação com universidades da Noruega e da Zâmbia

Universidade Agostinho Neto assina acordo de cooperação com universidades da Noruega e da Zâmbia

Universidade Agostinho Neto (UAN) e as universidade Nacional Técnica da Noruega e de Dar es Salam da Tanzânia rubricaram nesta sexta-feira, em Arusha, capital tanzaniana, um protocolo de cooperação tripartido, que vai permitir que estudantes angolanos frequentem cursos de mestrado nestes países nos domínios da engenharia de petróleos e das geociências.

De acordo com uma nota da UAN enviada hoje, domingo, à Angop, o protocolo foi assinado no âmbito do projecto ANTHEI (Iniciativa de Alta Educação Angola, Noruega e Tanzânia), lançado em 2012, que envolve as três instituições de ensino superior.

De 2007 a 2011, a parceria só existia entre a UAN e a Universidade Nacional Técnica da Noruega, sendo que 26 estudantes angolanos beneficiaram, 10 dos quais já finalizaram os seus cursos de mestrado. Em 2012 o acordo evoluiu com a integração da Universidade de Dar es Salam, o que fez com que 9 estudantes nacionais pudessem fazer uma preparação técnica e linguística na Tanzânia, para a seguir frequentarem o curso de mestrado na Noruega.

“Este é o segundo acordo celebrado pelo reitor da UAN, Orlando da Mata, em menos de uma semana, sendo que na segunda-feira fê-lo com a Universidade de Ryukoku, do Japão, no domínio do ensino e pesquisa”, lê-se na nota.

O reitor da Universidade Agostinho Neto, Orlando da Mata, encontra-se a fazer uma digressão de trabalho no exterior desde sexta-feira, 18, à frente de uma delegação académica integrada pelo vice-reitor para os Assuntos Científicos, José Pedro Domingos, e pelos decanos das Faculdades de Ciências e de Engenharia, João Gaspar da Silva e Alice Ceita e Almeida, respectivamente.