A segunda edição da Feira da Banana de Produção Nacional inicialmente prevista para 15 e 16 de Fevereiro foi adiada para 22 e 23 do mesmo mês por motivos técnicos.
Falando este domingo, à Angop, o coordenador provincial da comissão organizadora, João Mpilamosi, referiu que, nesta segunda edição da feira da Banana, a organização confirmou 180 expositores de sete províncias (Luanda, Bengo, Kwanza Sul, Kwanza Norte, Uíge, Benguela e Zaire), mas aguarda que outras regiões confirmem a sua presença no decurso da semana, bem como alguns expositores estrangeiros.
Para além da banana nacional e várias frutas produzidas no país, estarão expostos na feira maquinaria utilizada na produção agrícola.
Na quinta-feira, alguns expositores e membros da organização visitaram o mercado do Panguila, local que albergará a segunda edição da Feira da Banana de Produção Nacional.
João Mpilamosi explicou que a visita dos expositores visou apresentar o local e colher opiniões destes, sobre a organização e comercialização dos diversos produtos em exposição.
Em declarações à Angop, o expositor da empresa “Trevo Tech”, Jorge Vargas, disse ser a segunda vez que participa na feira da banana de produção nacional, adiantando que para esta edição vai expor Buldozer, moto-bombas e viaturas de assistência à agricultura.
Por sua vez, o director geral da empresa Heliflex-Angola, Paulo António Amaral, disse que o local escolhido para a amostra (mercado do Panguila) oferece melhores condições do que a primeira edição em que participou.
Explicou que durante a segunda-feira da Banana vai expor produtos como máquinas, tubos e mangueiras para jardinagem e agricultura, bem como trocas de experiências no campo industrial e comercial.
De acordo com a organização, a segunda edição da Feira da Banana será efectuada num espaço de 45 mil metros quadrados.
Para o asseguramento da referida feira estão disponíveis mais de cem efectivos da Polícia Nacional da Ordem Pública, posto médico móvel e duas ambulâncias.
A primeira edição da Feira da Banana aconteceu em Fevereiro de 2012 na localidade da Açucareira, província do Bengo, e contou com expositores das províncias do Kwanza Norte, Bengo, Benguela, Zaire, Uíge, Kwanza Sul, Malanje e Luanda, com produtos agrícolas e 42 expositores com maquinarias empregues na actividade agrícola.