Angola travada rebelião da RDC

Angola travada rebelião da RDC

Rebeldes da República Democrática do Congo foram detidos em Angola, quando se preparavam para desestabilizar o seu país, disse uma fonte oficial em Kinshasa.

“A República irmã de Angola deteve 11 elementos subversivos congolenses que tentavam desestabilizar a RDC a partir deste país vizinho”, declarou em conferência de imprensa o porta-voz do Governo, Lambert Mende.

Os detidos pertenciam a um grupo denominado “Conselho Nacional Congolês”, composto por um batalhão constituído na sua maioria por elementos que serviram o ditador Mobutu Sese Seko. Essas forças foram desmanteladas em 1997 pelo Presidente Laurent-Désiré Kabila. Lambert Mende disse ainda que os detidos são próximos do principal líder da oposição congolesa, Etienne Tshisekedi, “cujos compromissos com interesses mafiosos e estrangeiros prevêem alienar partes do território congolês para mudar, pela força, a actual ordem constitucional na RDC”.

Segundo J.A, que sita a AFP como fonte, a notícia surge numa altura em que, na África do Sul, 19 congoleses foram detidos e apresentados num Tribunal Regional de Pretória acusados de tentativa de preparação de um golpe de estado para derrubar o actual Chefe de Estado da República Democrática do Congo, Joseph Kabila.

Lambert Mende agradeceu Angola e à África do Sul pela sua “exemplar contribuição na luta contra a repressão e a criminalidade transfronteiriça, que procura transformar a região da SADC num novo foco de guerra e instabilidade em África”.