Liquidez em Moeda Nacional dos bancos em cerca de Akz 2.035,6 milhões

Liquidez em Moeda Nacional dos bancos em cerca de Akz 2.035,6 milhões

A Comissão Económica do Conselho de Ministros constatou esta, quinta-feira, o aumento em cerca de Akz 2.035,6 milhões da liquidez em Moeda Nacional dos bancos, na semana de 25 a 28 de Fevereiro.

A informação consta do comunicado de imprensa saído da reunião do referido órgão, orientada pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, que apreciou, entre outros assuntos, o Memorando sobre a Evolução dos Mercados Monetário, Cambial e

Contas Externas.

Ainda neste sentido, destacou a diminuição do preço do petróleo (Brent) em 2,38% por barril.

Por outro lado, o documento refere ainda que as taxas de câmbio nos mercados primário e informal registaram depreciações de 0,01% e de 0,16%, respectivamente, enquanto no mercado secundário verificou-se uma apreciação de 0,54%.

Nas suas operações no mercado cambial, o Banco Nacional de Angola vendeu aos bancos comerciais divisas no montante de US$ 255,00 milhões, permitindo, deste modo, enxugar liquidez do mercado no valor de Akz 24,530,44 milhões.

Por outro lado, pontualiza que as Reservas Internacionais Líquidas aumentaram 0,24%, em virtude do acréscimo de 0,23% das Reservas Brutas.

A Comissão Económica apresentou a Programação Monetária para 2013, no qual se destaca que a política fiscal expansionista deverá contribuir para o incremento dos meios de pagamento e que a despesa será crescente ao longo dos três primeiros meses.

Apresentou a programação Macro-Fiscal para 2013 que assenta em dois dos pressupostos do quadro macroeconómico subjacente ao OGE deste ano, isto é, a Inflação anual acumulada de 9% e a Taxa de crescimento real do Produto de 7,1%.

Segundo Angop, a equipa económica ainda apreciou o Plano de Caixa de Dezembro de 2012, tendo concluído que as despesas do período foram executadas em 90,86% do montante programado.

O órgão apresentou igualmente a Execução Financeira do Tesouro referente ao IV Trimestre de 2012, sublinhando que a execução das receitas do período cifrou-se em Akz 1.036.845,31 milhões, registando um desempenho de 100%.

Por seu turno, a receita não petrolífera correspondeu a 94% da previsão.