Dos Santos aborda cooperação com Emirados Árabe Unidos

Dos Santos aborda cooperação com Emirados Árabe Unidos

As perspectivas de cooperação económica, financeira e política entre Angola e os Emiratos Árabes Unidos foram discutidas hoje, terça-feira, em Luanda, entre o Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, e o ministro dos negócios estrangeiros daquela confederação, Abdallah Bin Zayed Al Nahya.

À saída de uma audiência no Palácio Presidencial, o diplomata dos emirados declarou que "foi um encontro excelente. O Presidente deu a sua opinião sobre como pretende ver a cooperação económica, financeira e política entre os dois povos".

Adiantou que o estadista angolano sugeriu que se mantenha viva a vontade de cooperação entre os dois países.

Informou que conta discutir com o seu homólogo angolano, Georges Chikoti, que espécie de cooperação poderão os dois países manter perante a situação na Somália e no Mali.

Para Abdallah Bin Zayed Al Nahya, é sempre preocupante a situação de instabilidade em regiões que tenham a ver com a segurança marítima como na Somália, principalmente para membros da organização de países produtores de petróleo (OPEP), como Angola e os Emirados Árabes Unidos.

O ministro dos Negócios Estrangeiros dos Emirados Árabes Unidos iniciou nesta terça-feira uma visita oficial a Angola, no âmbito do reforço das relações de cooperação existente entre os países.

Segundo Angop, a deslocação visa explorar as oportunidades de colaboração em questões de interesse global e regional, tal como a segurança no Corno de África e as mudanças climáticas, e ajudar na promoção do comércio e investimentos com os Emirados Árabes Unidos.

Os Emirados Árabes Unidos são uma confederação de estados de grande autonomia, situada no sudeste da península Arábica, no Sudoeste Asiático no Golfo Pérsico.

Os Emirados Árabes Unidos fazem fronteira com Omã e com a Arábia Saudita. Os sete emirados são Abu Dhabi, Dubai, Sharjah, Ajman, Umm al-Quwain, Ras al-Khaimah e Fujairah.

A capital e segunda maior cidade dos Emirados Árabes Unidos é Abu Dhabi. A cidade também é o centro de actividades políticas, industriais e culturais.