“A Chave da Felicidade” é o livro de contos que leva à estreia, em Abril, Gregório Utingólua, na literatura ficcional.
A sessão de lançamento está prevista para a União dos Escritores Angolanos (UEA), e posterior apresentação na Associação Recreativa e Cultural Chá de Caxinde, em Luanda. Sob a chancela da editora AustralLivros, o livro narra desejo de Terêncio de casar com uma mulher virgem, e encontra Cassova, com quem namora, mas no noivado ela é violada, o que põe fim ao sonho de Terêncio.
Como Terêncio reage e aceita prosseguir com a relação amorosa, é uma das novidades que o autor convida o leitor a descobrir, e disse que a narrativa se baseia em factos reais. Além disso, é de opinião de que a reacção de Terêncio sirva de exemplo para diminuir divórcios, tornando mais sólidos os casamentos. A história, contada em 63 páginas, ocorre na localidade de Calilongue, província do Huambo, onde nasceu o autor, que se inspirou nos trabalhos do falecido jornalista e padre Matumona Matumosi e nas obras do Bispo do Dundo, José Manuel Imbamba.
Falando a Ecclesia, o escritor disse que o livro foi escrito há dois anos, para o autor, trata-se de um desafio seguir a carreira de escritor, desejo que arrasta desde a sua infância, por isso pede sugestões e críticas para melhorar as suas criações.
Gregório Utingólua é Católico e mostrou-se preocupado com a duração dos casamentos. Disse que aprendeu algumas regras para o sucesso quando era vendedor ambulante, bombeiro de posto de combustível, recepcionista de hotéis, motorista de empresas privadas e de pessoas singulares, experiências que agora deseja divulgar através da literatura.