Mais de 150 mil toneladas de produtos agrícolas diversos serão colhidas na presente campanha agrícola (2013/2014), pelos camponeses da província da Huíla, informou, o director provincial da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Lutero Campos.
Lutero Campos referiu que as quantidades de produtos agrícolas serão colhidas, numa área de 605 mil hectares de terra.
Para o êxito da campanha, Lutero Campos adiantou que a direcção provincial da Agricultura distribuiu 800 toneladas de sementes de milho, 30 de massango, igual número de massambala, 20 de feijão e outros de batata rena, amendoim, soja e trigo.
Acrescentou que o Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA) fez, igualmente, a entrega de meios mecanizados como tractores, enxadas, catanas, gado de tracção e 700 toneladas de fertilizantes diversos.
Para esta campanha, os agricultores vão contar com as unidades de tratamento de cereais (silos) instalados nos municípios de Caluquembe com capacidade de duas mil e 300 toneladas, Matala (12 mil T), Kuvango e Chipindo com quatro e seis mil toneladas.
"Aos poucos se vai mecanizando o sector agrícola, pois entregaram-se 60 tractores aos agricultores acoplados a machados hidráulicos, principalmente para os interessados em fazer o aproveitamento do material lenhoso para lhe conferir valor acrescentado, assim como alguns secadores de milho para facilitar a vida no meio rural", referiu.
O responsável teceu tais esclarecimentos à Angop, no Lubango, no âmbito do dia mundial da agricultura, o responsável disse ainda que serão colhidas quantidades não especificadas de milho, feijão, massambala, amendoim, batata rena e doce e hortofrutícolas diversas.