A escritora Kanguimbo Ananás apresentou quarta-feira, na cidade do Huambo, a sua recente obra literária intitulada "As férias de Yahula", em cerimónia marcada com sessão de venda e assinatura de autógrafos.
A obra, lançada oficialmente em Julho de 2012, em Luanda, comporta 31 páginas retratando a história de dois jovens estudantes que, no período de férias, decidem trabalhar voluntariamente numa das lojas da sua aldeia, para adquirirem conhecimentos adicionais.
Com a publicação desta obra, Kanguimbo Ananás, em declarações à Angop, frisou ser intenção incutir nas crianças e adolescentes os valores cívicos, morais e afectivos, no sentido de ajudar a sociedade angolana a atingir os padrões universais da socialização.
Segundo Angop, a autora disse que a sua deslocação ao Huambo visa essencialmente dar um pouco de si como cidadã, mãe, mulher e formadora de consciência no processo de resgate dos valores morais.
"O país só se desenvolve com a contribuição de todos. Há a necessidade de as pessoas amarem a literatura e que possam ter o hábito e gosto pela leitura", sublinhou, admitido haver défice no gosto pela leitura a nível da província do Huambo.
Kanguimbo Ananás, que nasceu a 03 de Fevereiro de 1959, na província do Namibe, é psicóloga, poetisa, escritora e membro da União dos Escritores Angolanos (UEA) há 20 anos.
É autora de livros como "Seios do Deserto", "O Avô Sabalo", "Soba Kangueia e a Palavra" e "O Regresso Kambongue".