O Fórum Económico Angola-Espanha (FEAE), que junta vários empresários de Angola e da Espanha, realiza-se 25 deste mês em Madrid, com quatro painéis de temas diversificados.
A sessão plenária do fórum será co-presidida pelo ministro angolano da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Afonso Pedro Canga, e pela ministra de Fomento de Espanha, Ana Pastor.
Assuntos relacionados com a "Segurança Jurídica dos Investimentos" e "Fiscalização e Financiamento para as Empresas" vão ser proferidos pela presidente da Agência Nacional para os Investimentos Privados (ANIP), Maria Luía Abrantes, e pelo presidente da Associação Angolana de Bancos, Amílcar Silva, respectivamente.
Segundo o programa do fórum fornecido hoje, sexta-feira, pela Embaixada de Angola no Reino de Espanha, o primeiro painel a ser tratado é sobre "A Política Energética, Os Investimentos no Sector e a Gestão da Água Destinada ao Consumo" cujo prelector é o secretário de Estado da Energia e Águas, Joaquim Ventura, e moderado pela assessora de relações internacionais do Conselho Superior de Câmaras de Comércio de Espanha, Carmen Perez Otaola.
"Oportunidades de Investimentos de Transportes e a Interligação de Sistemas em Angola" com a moderação do director Ubglobally, Jesus Used, será o tema seguinte a ser apresentado pelo secretário de Estado dos Transportes, José João Kuvíngua.
O ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Afonso Pedro Canga, vai abordar no terceiro painel "A Auto-Suficiência Alimentar, a Política de Investimento Agro-Industrial e a Capacitação dos Recursos Humanos" sob moderação do professor da Universidade Católica de Angola Alves da Rocha.
Seguidamente, o presidente do Conselho de Administração da Sonangol, Francisco de Lemos José Maria, vai falar sobre a "Internacionalização e Diversificação de Negócios da Sonangol", moderado pelo representante comercial de Angola no Reino da Espanha, António Joaquim da Cruz Lima.
Segundo Angop, a cerimónia de encerramento está sob responsabilidade do ministro da Economia de Angola, Abraão Pio dos Santos Gourgel, e do ministro da Indústria, Energia e Turismo da Espanha, José Manuel Sória López, enquanto vão co-presidir a sessão de abertura o embaixador de Angola no Reino da Espanha, Vítor Lima, e o presidente da Confederação Espanhola de Organizações Empresariais Internacional (CEOEI), Jesus Banegas.
Estão igualmente previstos discursos, na abertura do fórum, do ministro da Economia de Angola, Abraão Pio Gourgel, por Angola, e do ministro das Relações Exteriores e da Cooperação espanhola, José Manuel Garcia-Margallo.