Alta comissária da ONU para os Direitos Humanos em Angola

Alta comissária da ONU para os Direitos Humanos em Angola

A alta comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Navi Pillay, vai visitar o país, a partir de hoje (domingo), para se inteirar sobre a observância dos direitos humanos no país.

Consta também do programa de visita, que termina quarta-feira, visita à província da Lunda Norte, onde deverá inteirar-se sobre o cumprimento das leis e convenções relativas aos direitos humanos.

A alta comissária vai, igualmente, reunir-se com altas entidades do Estado angolano, representantes de instituições internacionais em Angola e com membros da sociedade civil.

A visita terminará com uma conferência de imprensa que terá na próxima quarta-feira, antes da sua partida.

A responsável coordena as actividades e supervisiona o funcionamento do Conselho dos Direitos Humanos, baseado em Genebra, do qual Angola é parte desde 2007.

De recordar que a última visita do género foi efectuada em 2003, pelo então alto-comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, o falecido Sérgio Vieira de Melo.

A alta comissária chega hoje e será recebida pelo secretário de Estado para os Direitos Humanos.

Segundo uma nota de imprensa, chegada à Angop, a convite do Executivo angolano, durante a sua estada a dirigente vai visitar as zonas de reassentamento do Zango e Cacuaco.