Dezenas de candidatos às centralidades habitacionais de Cacuaco e Kilamba manifestaram-se ontem defronte ao edifício da Sonangol, na Baixa de Luanda, devido ao atraso que se verifica na entrega das chaves dos apartamentos.
Os manifestantes pagaram as primeiras prestações dos apartamentos e até ao momento a Sociedade Imobiliária da Sonangol (SONIP) não presta qualquer informação sobre o processo da assinatura do contrato e a entrega dos apartamentos.
Muitos manifestantes vivem em casas arrendadas, outros contraíram dívidas nos bancos ou venderam bens para conseguirem pagar as primeiras prestações dos apartamentos. Os candidatos saíram à rua para “exigir a entrega imediata dos apartamentos”. Um dos manifestantes disse que a mensagem de mobilização foi passada através de contactos telefónicos mas não conseguiram mobilizar todos os candidatos que estão na mesma situação. Com lenços brancos nos pulsos e nas cabeças gritavam: “não queremos confusão, queremos paz e as nossas casas”.
Os manifestantes de forma pacífica esperavam os seus representantes que estavam reunidos com funcionários da SONIP, na sede da Sonangol.
Segundo o J.A, que tentou contactar a direcção da SONIP, mas sem sucesso. As recepcionistas tinham orientações para não deixarem entrar nenhum jornalista. “A direcção está reunida e ninguém está disponível para falar à imprensa”, disse a recepcionista. A inscrição para o acesso às centralidades começou no dia 5 de Fevereiro deste ano e a entrega dos primeiros apartamentos no mês de Abril.