Programa de auscultação com as jovens mulheres terá início nesta 6ª feira

Programa de auscultação com as jovens mulheres terá início nesta 6ª feira

O programa de diálogo juvenil com as jovens mulheres inicia nesta sexta-feira, em Luanda, em acto a ser orientado pela ministra da Família e Promoção da Mulher, Filomena Delgado.

Segundo consta de uma nota de imprensa o encontro visa auscultar as jovens mulheres sobre os seus principais problemas, com o intuito de facilitar a sua inserção no mercado de trabalho, assim como melhorar a qualidade de vida e promover o seu envolvimento no desenvolvimento nacional.

Avança ainda que durante o encontro serão abordados vários temas como Bolças do Ministério do Ensino Superior (MES), Lei e Programas das Micros Pequenas e Médias Empresas, acesso ao primeiro emprego e inserção no mercado de trabalho, acesso da Jovem Mulher rural aos programas agrícolas e industriais, sensualidade e saúde reprodutiva, violência doméstica, a jovem mulher na protecção do ambiente, saneamento e alfabetização e à criação de novos cursos.

A fonte refere que durante a primeira fase do programa de auscultação foram identificados alguns problemas específicos e para os quais decidiu-se direccionar o diálogo concretamente à jovem mulher, aos jovens do mercado informal, jovens jornalistas, jovens artistas e produtores culturas.

“Estes encontros vão decorrer igualmente até a primeira semana de Setembro e contarão com a colaboração dos departamentos do executivo que tutelam a actividade que esses grupos de jovens desenvolvem”, lê-se.

A nota cita ainda que com as contribuições recolhidas nos fóruns municipais, provinciais e nos encontros sectoriais vão ser tiradas uma diversidade de dados e informações que deverão merecer tratamento e melhoramento no fórum nacional que terá lugar na segunda quinzena de Setembro.

Refere que o fórum nacional vai concretizar dois grandes objectos, fortalecer o diálogo com os jovens e divulgar os programas e políticas públicas do Executivo para a Juventude.

O encontro será realizado pelos ministérios da Juventude e Desporto, da Família e Promoção da Mulher, em parceria com o Governo da Província de Luanda e o Concelho Nacional da Juventude.