As 18 províncias do país estão mobilizadas para o arranque da primeira feira internacional das cidades e municípios do país a decorrer de 3 a 6 de Outubro em Luanda nas instalações da FIL.
As potencialidades económicas, sociais, culturais, turísticas, científicas e tecnológicas dos 161 municípios e das 18 províncias do país, estarão em exposição na primeira feira internacional das cidades e municípios de Angola.
De acordo com o director nacional da administração local, Belisário dos Santos, espera-se um evento bastante concorrido, uma vez que até instituições de formação continuam a solicitar espaço na FIL. Os interessados poderão igualmente participar, do fórum dos municípios e cidades, espaço onde preletores nacionais e internacionais devem partilhar experiências académicas e técnicas inovadoras de gestão urbana.
“Este aspecto resultará num impacto económico e administrativo significativo, levando a que os municípios se tornem cada vez mais competitivos, rumo à promoção do desenvolvimento económico local”, disse Belisário dos Santos Por outro lado, acrescentou que o evento servirá de veículo multiplicador de boas práticas que fomentam a igualdade no género e a participação das mulheres nos processos decisórios e de desenvolvimento local.
A ser realizada bienalmente, a feira responde a uma decisão conjunta da Commonwealth Local Government Fórum, Conferência Africana da Descentralização e Desenvolvimento Local, e União das Cidades e Governos Locais de África, organizações da qual Angola faz parte.