O director do Instituto Nacional de Estatística(INE), camilo Ceita, pediu aos trabalhadores da instituição maior seriedade, rigor e responsablidade durante o recenseamento geral da população e habitação, a realizar-se no país de 16 a 31 de Maio em curso.
Em declarações à imprensa, à margem da cerimónia de inauguração do edifício sede do INE, o responsável frisou que está tudo apostos para a realização do Censo que já conta com a participação de 105mil trabalhadores.
Sublinhou que com a experiência do censo piloto se teve a necessidade de diminuir o nível de escolaridade pretendida para as pessoas que farão parte do processo de recenseamento.
Nesse quadro, disse, passou-se da 12ª classe como nível mínimo obrigatório para a 9ª.
“Por isso temos de aprofundar mais os módulos de formação, modo comportamental e técnico. É necessário reforçar todo isso para que tenhamos bons resultados”, disse.
O segundo o responsável, o Gabinete Central do Censo elaborou todo esquema logístico das acções formativas, assim como, estabeleceu o calendário das etapas dos cursos de capacitação.
O edifício foi construído de raiz numa área total de 4.987 metros quadrados, localizada na Avenida Ho-Chi-Minh e comporta oito andares, duas caves, sendo uma para parqueamento e outra reservada a grandes operações estatísticas.
O espaço foi cedido pelo então Comissariado Provincial de Luanda no dia 20 de Junho de 1990, através do ofício 1125/148/Gab.Com.Prov.Adjet./90, em cumprimento do Despacho Interno do Presidente da República Popular de Angola.
A construção do edifício, que apresenta um aspecto arquitectónico moderno e multifuncional, teve a duração de 22 meses e orçou 42,2 milhões de euros.
Como órgão independente, o Instituto Nacional de Estatística foi criado em Fevereiro de 1982. Em Setembro de 1996, o INE passou a ser um instituto público, dotado de personalidade e capacidade jurídica e de autonomia técnica, administrativa e financeira.
O INE irá implementar o Censo Geral da População e Habitação, uma das tarefas mais importantes do Executivo angolano para 16 a 31 de Maio de 2014.