Morreu o nacionalista e escritor Mendes de Carvalho

Morreu o nacionalista e escritor Mendes de Carvalho

O nacionalista, politico e escritor, Agostinho André Mendes de Carvalho, faleceu na manha desta quinta-feira, na clínica gira Sol, aqui em Luanda, aos noventa anos de idade, de prolongada doença.

O infausto acontecimento foi confirmado pelo seu filho Almirante e politico Miau. E as reacções não se fizeram esperar. O historiador e político da UNITA, Jaka Jamba, classificou Mendes de Carvalho, como sendo um grande filho de Africa e de Angola e fala da sua verticalidade.

Uanhenga Xitu foi um dos escritores angolanos mais originais e carismáticos, nos últimos anos, tem sido objecto de estudos científicos e homenagens, não só em território angolano como em outros países.

Por isso, a psicóloga e igualmente escritora, Maria da Encarnação Pimenta, rendeu uma singela homenagem à figura do também ex-ministro da Saúde.

Recorde-se que o nacionalista e politico Lopo do Nascimento, a quando da sua retirada da Assembleia Nacional, referiu-se à rectidão do seu companheiro de luta, na defesa da causa do povo angolano.

Agostinho André Mendes de Carvalho pertenceu ao histórico grupo do processo dos cinquenta, foi preso pela PIDE

Foi julgado pelo Tribunal Militar e condenado a doze anos de prisão maior, medidas de segurança de seis meses a três anos prorrogáveis e perda de direitos políticos por quinze anos. Na prisão começou a escrever suas histórias. Em liberdade, manteve a sua actividade politica e depois de alcançada a independência de Angola, exerceu as funções de Ministro da Saúde, Comissário provincial de Luanda e Embaixador da República Popular de Angola na Alemanha e deputado da Assembleia Nacional pelo MPLA.

Mestre" Tamoda- Bola com Feitiço- Manana, são algumas das varias obras literárias deixadas pelo escritor, Uanhenga Xitu.