Pedro Canga falava dos resultados da visita do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, ao Namibe, onde presidiu uma sessão da Comissão Económica do Conselho de Ministros.
"Por ser fundamental a água para a agricultura vamos aumentar o número de furos, criar as infra-estruturas para dar de beber e para a vacinação do gado e tanques banheiros para estes animais", salientou.
Disse estar igualmente previsto o aumento da capacidade de distribuição de água para a agricultura, para aproveitar o potencial agrícola da província, que por si só demonstrou que é possível aumentar a produção.
Apontou como exemplo a construção de uma fábrica de tomate, na medida que a província é um grande produtor e tem excedentes.
Informou que o executivo para continuar a atender as populações afectadas pela seca nas províncias do Namibe, Cunene, Huíla e Cuando Cubango, programa que considera estar a ser implementado com êxito.
De acordo com o ministro, não existe até ao momento informações sobre o falecimento de pessoas por causa da seca, uma vez que os Estado tem garantido a assistência alimentar, em quantidade e qualidade.
O ministro disse que a situação da seca está controlada. As populações estão a receber assistência alimentar e não-alimentar adequada.
Pedro Canga salientou que as infraestruturas para o provimento de água estão a ser construídas e prosseguirão os esforços para, nos próximos anos, controlar a situação.