Luanda acolhe primeira Reunião dos ministros africanos da saúde

Luanda acolhe primeira Reunião dos ministros africanos da saúde

Prevê-se a participação de 300 delegados, incluindo ministros da Saúde, peritos e parceiros internacionais, num encontro que decorrerá sob lema «Façamos de África um Continente mais Saudável».

Espera-se que os delegados presentes à reunião de quatro dias identifiquem as acções-chaves necessárias para acelerar os progressos no sentido da Cobertura Universal da Saúde, os mecanismos para enfrentar os factores de risco das doenças não transmissíveis e cheguem a um acordo quanto as etapas para a criação de uma Agência Africana dos Medicamentos.

Outro objectivo é que a reunião obtenha consenso quanto a dois processos cruciais, sendo a criação de um Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças, bem como mecanismos de responsabilização conjunta para a implementação das Declarações e dos Compromissos assumidos pelos ministros da saúde do continente.

Consta ainda do programa, uma revisão do estado do plano de África para acabar com a mortalidade materna e infantil evitável.

A iniciativa da realização deste evento em Angola resultou de uma coordenação e concertação de esforços entre a OMS, a União Africana (UA) e o Governo de Angola, perante a necessidade de se encontrarem respostas para as novas ameaças que se colocam a saúde das populações africanas e aos desafios do desenvolvimento, rumo à implementação dos Objectivos do Milénio.

Futuramente, tanto a OMS como a UA pretendem que reuniões com este carácter venham a ser realizadas de dois em dois anos.