António Pitra Neto fez a afirmação durante a cerimónia de abertura do seminário metodológico, com os responsáveis das áreas de atendimento ao público, realizado pelo Ministério da Administração Publica Trabalho e Segurança Social.
Acrescentou que a aspiração dos cidadãos, a expectativa dos clientes e a obrigação dos organismos e das empresas é que o serviço de atendimento, independentemente da natureza ou local de prestação, deve ser feito com competência e qualidade e, para isso, a participação e o empenho de todos é imprescindível.
Os serviços de atendimento ao público configuram a primeira linha ou a frente de transmissão e de captação da boa ou má imagem funcional de uma instituição, empresa ou serviço administrativo.
“A qualidade dos serviços de atendimento ao público deve incidir não só na substância mas também na forma como o mesmo é proporcionado, no mundo como é facultado, na maneira como se aborda e no ambiente que envolve o estabelecimento da relação com o utente, cliente ou beneficiário”, referiu.
O encontro tem como objectivo capacitar os responsáveis das áreas de atendimento dos serviços públicos em matérias relacionadas com as boas práticas de atendimento.
O mesmo visa trazer dados, informações complementares de forma sintética e discriminada, que facilitarão a implementação e rápida exequibilidade dos termos de referência já submetidos e aprovados pela direcção do MAPTSS.